Home História
O Albatroz
O Sargento Silvio Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 21 de Dezembro de 2009 00:17

Almanaque Grafonsos

Em 2009 foi lançada a primeira edição do "Almanaque Grafonsos", publicado pelo Grafonsos, uma confraria de veteranos paraquedista militares "baseada" em Porto Alegre. O Nilo da Silva Moraes, um dos editores, gentilmente nos enviou um dos artigos que compôem essa edição. São alguns depoimentos sobre a morte do Sargento Sílvio Gonçalves Dutra, homenageado póstumamente por seus companheiros com o "Torneio em homenagem ao Sargento Sílvio", realizado em 1977, do qual o Albatroz foi participante.

O avião e a morte de um paraquedista

Avro

O avião acima é um Avro C-91, inglês - (A VARIG teve um desse tipo também). Provavelmente, isso foi só um teste. Só a título de curiosidade, esse motor é o mesmo usado nos Fokker 27 o Dart Harald, o primeiro turbohélice operacional do mundo.
Reginaldo Palazzo


19 comentários

Continua...
 
O Grande Schirmer Imprimir E-mail
Escrito por Nilo da Silva Moraes   
Dom, 20 de Dezembro de 2009 13:02

O Militar, o Médico, o Paraquedista

Luiz Olyntho Teixeira Schirmer

Pqdt 3036, do 1957/2 - MS 846 - DoMPSA 74 e Salto Livre 44

(Pesquisa: Nilo da Silva Moraes, do Grupo do Grafonsos)



Luiz Olyntho Teixeira Schirmer - 1964

Relato do Schirmer de 1967
Apresentei-me, consegui, fui matriculado compulsoriamente na Escola Regimental Rosa da Fonseca, na Vila Militar, onde, após a lida diária, fui aprender a ler e concluí o curso primário. Fui promovido a Cabo, fiz o Artigo 99 e concluí o ginásio. Promovido a 3° Sgt. Fui o primeiro Campeão Brasileiro de Paraquedismo em 1964. Realizei, no Exército mais de 1000 saltos e fui um dos sargentos mais especializados do exército: Mestre de saltos, Comando, Dompsa, Especialista, Forças Especiais etc. Aos 26 anos, fui o Subtenente mais jovem do Exército. Continuei os estudos, Estudei Medicina, fiz concurso e entrei para a Escola de Saúde do Exército, 1° Tenente Médico, e, três anos depois, Capitão. Nesse tempo continuei sempre saltando como civil num clube que fundamos "Os Meteoros".



0 comentários
Continua...
 
22 de outubro - Dia do Paraquedista Imprimir E-mail
Escrito por Jorge Derviche Filho   
Qui, 22 de Outubro de 2009 09:56
Todo aquele que um dia passou pelo portal de uma aeronave em voo e lançou-se ao espaço sem nada temer e nada mais querer além de sentir fortes emoções, é certamente um ser humano diferenciado, trata-se de alguém que ama a natureza, acredita na tecnologia do homem e curte a vida com muito mais intensidade. É um líder nato que não conhece o impossível, apenas reconhece o mais fácil e o mais difícil de realizar. Paraquedista, neste seu dia medite intensamente sobre a grandeza de seus atos e nunca abandone a coragem de enfrentar os seus desafios.

Jorge Derviche Filho - JOTA
Presidente da CBPq


4 comentários
 
Veteranos radicais Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qua, 18 de Novembro de 2009 04:09

Volney

Matéria publicada no jornal "Notícias do Dia" - Grande Florianópolis, de segunda-feira, 07 de setembro de 2009.

ALINE REBEQUI
( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Como já dizia Mário Quintana (1906-1994), "o tempo é uma invenção da morte", e quando se vê já se passaram seis horas, já é sexta-feira, lá se foram 60 anos, e a terceira idade bate à porta. Para muitos é o anúncio de que o tempo acabou, não se pode e não se consegue fazer mais nada, mas para outros, nada mais é do que a marca de largada para recomeçar.

Provando que o ser humano pode deve ir longe, em Florianópolis, muitos "velhinhos" conseguiram descartar os conceitos de estar

0 comentários

Continua...
 
Homenagem ao Jurandir Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Qui, 20 de Agosto de 2009 16:26

Este é o vídeo do retorno do Casimiro, depois de 13 anos sem saltar. Não foi no Bacacheri como ele queria, mas o clima era só Albatroz, pois o seu instrutor não foi ninguém menos do que o Pedrinho Hilú. O Sócio contou que a sua sensação era que o Jura estava lá com eles. Assim que voltou, para homenagear o Jurandir, pediu que o Diego XV editasse o vídeo feito pelo Pedrinho incluindo a "foto do poster" do Jura, que tem na "baiúca", lá em Boituva. O resultado foi este vídeo.

Um dia o Pedrinho escreveu um comentário aqui no site que começou assim: "Mesmo não sendo um Albatroz, admiro muito o clube do meu pai..." Tá errado, cara! O Albatroz é

3 comentários

Continua...
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 7 de 19