Home As mais lidas
Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Sáb, 18 de Junho de 2005 19:29

Sabemos que o Albatroz existiu primeiro na cabeça do Solon, que, com muita insistência, convenceu o Professor Niquelson a desenvolver a idéia. Que tal ouvir isto do próprio Niquelson? Em um folheto promocional de 1972 ele escreveu como foi o "pedido" do seu irmão e conta como foram os primeiros dias do clube. Conta também sobre a primeira mosca em campeonatos de precisão individual, mas, modesto, não conta que essa mosca foi dele. É verdade que a mosca usada naquele tempo, comparada com as posteriores, parecia mais uma pizza, pois tinha 15cm de diâmetro. Mas também é verdade que os pára-quedas que usamos naquele campeonato eram TUs, e quem conhece a "máquina" sabe o que significa fazer mosca com ela. Podemos contar nos dedos de uma mão os que conseguiram esse feito, e o Niquelson foi o primeiro deles. Com a palavra, o Mestre...

Prof. Niquelson R. dos Santos

ALBATROZ, ALBATROZ, águia do oceano ...

UM PEDIDO DE IRMÃO

Seu pedido foi uma ordem:
- Você vai organizar o V CAMPEONATO BRASILEIRO DE PARAQUEDISMO em Curitiba, porque ... Não sabia nem mesmo onde era o Aeroclube. Missão difícil ... tenho que ir lá imediatamente! ...

AS GARGALHADAS

Um sujeito desconhecido de todos traz (devia ser o centésimo) a velha idéia de fundar no Aeroclube uma equipe de paraquedistas esportivos.
- Vocês lembram da paraguaia? Quase nos matou de susto.
- E aquele cachorro que foi lançado de paraquedas? Morreu e quase deu processo contra a gente ... Uma rodinha de sarcásticos e vivos pilôtos vivia as delícias da inocência do desconhecido. Rolavam de rir.
- Você salta?
- Não!
- Não ... e quer fundar um clube ... Zombaria generalizada.
- Na próxima semana OS METEOROS, da Guanabara, virão fazer uma demonstração aqui e organizar o clube. Ficamos de acôrdo. Telegramas, a demonstração, os "cobras", paraquedas, movimento, Presidente Ramos, Zanom, bombeiros, polícia, pilôtos, mais de cem entusiastas ... todo mundo seria paraquedista. Dia 4 de novembro de 1967: fundação. Dia 19, o primeiro salto dos alunos.

SEIS MESES DEPOIS

A torcida paranaense torcia pela EQUIPE ALBATROZ no V CAMPEONATO BRASILEIRO DE PARAQUEDISMO. A primeira môsca em campeonato brasileiro, numa prova de precisão individual foi nossa.

OS CURSOS

Por quatro vêzes participamos de cursos de Monitor, o Departamento de Paraquedismo do Aeroclube dirigiu o quinto e o sexto curso a convite da União Brasileira de Paraquedismo. Alunos e mais alunos saltando no Paraná. Recorde de saltos, por clube, em todo o Brasil.

OS QUE FICARAM

Da primeira turma: só dois. Duzentos, sei lá! ... Só um salto, dois, vinte ... e adeus! Muito paraquedista de Rua XV somos vinte e três. Os águias, os vaqueiros, os manicas, todos mergulhamos nos céus e nos cobrimos de côres.

ATRAÇÃO

Cidades, fazendas, campos de futebol, feiras, tudo é alvo. O Paraná sabe.
- Aonde iremos hoje, filhinho?
- Vê os caçapete dos paraquedista!

Dezenas de crianças, moças, rapazes, senhores, senhoras - na área de salto. Todos a vinte metros da môsca, na borda do alvo. É lá que os bons aterram: na areia.

01450411040506196772apanaaaaafajxx

Comentários

Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar o comentário