Home As mais lidas
Imprimir E-mail
Escrito por Administrador   
Sex, 26 de Novembro de 2004 23:24

Dois Albatrozes participaram da seleção que representou o Brasil na II Copa Mundial de Trabalho Relativo, em Pretoria, na África do Sul, em agosto de 1974.

Paraná presente na Copa

Arquivo do CasimiroFoi realizado entre os dias 14 e 24 de agosto último na localidade de Pretoria, na África do Sul, a II Copa Mundial de Trabalho relativo, reunindo pára-quedistas de todo o mundo nesta competição.

O Trabalho Relativo defere do campeonato clássico, uma vez que neste caso é julgada a qualidade individual do atleta que se aproxima mais da mosca, enquanto que no TR o que vale é a qualidade da equipe, pelos diversos movimentos em conjunto realizados em queda livre, isto é, antes da abertura do pára-quedas. Para participar desta Copa Mundial, foi formada uma seleção brasileira, através dos melhores colocados na I Copa Nacional de Trabalho Relativo, realizada em Boituva, no Estado de São Paulo (Centro Nacional de Pára-quedismo), em abril deste ano.

Foram classificados entre os atletas brasileiros que foram a Copa, dois paranaenses, José Casimiro Oliveira Rosa e Isaul de Camargo e os paulistas Ricardo Petena, Abenir Penteado e Antonio Raposo.

Cinco dias antes das provas, na África do Sul, às 19 equipes participantes receberam treinamento intensivo, principalmente por parte de Jerry Byrd, considerado o maior "'as" do pára-quedismo mundial, sendo este treinamento constituído de parte prática, e de filmes, slides e palestras.

Na oportunidade, a equipe brasileira pode constatar que o pára-quedismo nos Estados Unidos e Europa está pelo menos 2 anos mais adiantado que o brasileiro, o que torna de enorme validade e importância o aprendizado conseguido nesta Copa.

O equipamento para lançamento constou de 5 Douglas C-47 e 5 Cessnas 185, da Força Aérea Inglesa, notando-se um grande desenvolvimento no pára-quedismo feminino, principalmente nas equipes dos Estados Unidos, Alemanha, França e Austria.

CLUBE ALBATROZ

José Casimiro, um dos paranaenses que participou da Copa Mundial, voltou otimista para Curitiba.
- "Voltamos realmente bastante otimistas, depois do que pudemos observar por lá, e já no próximo final de semana estaremos dirigindo esforços com vistas ao próximo campeonato mundial de Trabalho Relativo, que deverá ocorrer em agosto do próximo ano no norte da Alemanha Ocidental, a 80 quilômetros do muro de Berlin".

No próximo dia 12 de outubro, o Clube Albatroz de Pára-quedismo iniciará o curso de mais uma turma de pára-quedistas, estando as inscrições abertas para ambos os sexos no Aero clube do Paraná, no Bacacheri, onde serão prestadas todas as informações necessárias aos interessados. O curso será ministrado sábados a tarde e domingos em horário integral, e tantos as aulas práticas como o treinamento serão dadas no próprio clube.

00230409010411277474aaxxaaaaafabxx

Comentários

Nome *
Email (Para verificação e respostas)
Código   
ChronoComments by Joomla Professional Solutions
Enviar o comentário