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Escrito por Administrator   
Seg, 01 de Novembro de 2004 21:00

Artigo muito interessante, publicado na revista IstoÉ. Não é sôbre pára-quedismo mas tem tudo a vêr com aquêles interessados em usufruir civilizadamente da Internet.

ELEGÂNCIA ON LINE
(Revista IstoÉ, de 26/01/2000, p. 78)

Uso da Internet gera necessidade de criar novas regras de etiqueta

"Não levantar da mesa antes que todos tenham terminado a refeição é princípio básico da boa educação passado de geração para geração. Mais recentemente, desligar o celular quando se vai ao cinema também virou regra social. E agora, responder a todos os e-mails e não perturbar os outros com correntes e piadinhas devem ser incluídos rapidamente na sua lista de bons modos. Apoiada no argumento de que elegância na Internet é fundamental para manter a sintonia entre mundo virtual e real, a jornalista Claudia Matarazzo escreveu o livro net.com.classe. Nele, os recém-chegados ao mundo dos bits encontram desde ensinamentos de como ser virtualmente elegante e não cometer gafes, até dicas que simplificam o uso da Internet. Claudia já tem quatro livros sobre comportamento e etiqueta. Ela garante que aprender novas regras de educação no e-mail se tornou uma necessidade do mundo moderno. "É preciso disciplinar o uso da Internet. Hoje ela é uma ferramenta de relacionamento tão importante quanto qualquer outra", afirma.

O apresentador da emissora de rádio CBN Milton Jung concorda. Desde 1998 ele tem de ler ao vivo os e-mails dos ouvintes. E diz que precisa fazer ginástica para deduzir o que as pessoas querem dizer, descobrir o que é ironia e o que é sério. Isso porque as pessoas escrevem e-mail como se estivessem falando, mas se esquecem que o interlocutor vai ler. "Já me acostumei com os textos enormes que trazem tudo o que as pessoas estão pensando. Poucos escrevem sucintamente, usando uma linguagem mais adequada para a Internet", conta Jung, que acha uma tremenda falta de respeito não responder a um e-mail.

Para a psicóloga Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, as pessoas estão começando a se adaptar ao mundo virtual. "É natural haver muitos desencontros, porque ainda estamos no início de um processo para estabelecer os padrões de comportamento na Internet", afirma.

A etiqueta pode parecer estranha aos que pouco surfam nas ondas virtuais, mas quem já cruzou com algum mal-educado na rede sabe quanta paciência é necessária para não dar um tapa de raiva no computador. Foi o que aconteceu com o engenheiro de alimentos Facundo Guerra Rivero. Um engraçadinho teve acesso ao endereço eletrônico de toda a sua lista de endereços e despejou uma série de críticas e brincadeiras sem graça que causou pane, em algumas caixas postais, porque elas excederam sua capacidade. "Esse tipo de coisa ocupa, além de tudo, lugar no cérebro. A cada piadinha que recebo esqueço o nome da minha primeira professora ou de um colega da oitava série", brinca Rivero, que vê o bom senso como o melhor remédio. "Tem de ser bem-educado até debaixo da água, nem que seja surfando num mar de bits", filosofa.

Não faça feio na rede

· Nunca deixe visível a lista das pessoas para as quais você enviou uma mensagem · Evite saudações pomposas como "Ilustríssimo senhor"
· Assine sempre, mesmo que já tenha se identificado no remetente
· Nunca deixe de responder os e-mails recebidos
· Preencha o campo do assunto sempre
· Mande mensagens curtas
· Numa paquera virtual, seja atraente, use charme, criatividade e senso de humor. Não apele para a sinceridade agressiva
· Infidelidade cibernética é infidelidade de qualquer jeito. Portanto, meça riscos e consequências. "

A boa convivência na Internet depende de uma série de regras conhecidas como netiquette ou etiqueta na rede. As regras incluídas na etiqueta não foram definidas por uma autoridade no assunto, mas criadas pelos próprios usuários ao longo do tempo. Também não existe um texto único e definitivo sobre o tema, mas várias interpretações espalhadas pela rede. Aqui você vai encontrar uma pequena compilação das regras mais importantes assim como a lista dos documentos que foram consultados.

Correio Eletrônico

Acentuação

Nem todos os usuários da Internet estão preparados para receber mensagens acentuadas de correio eletrônico. Antes de enviar uma mensagem com acentos, pergunte ao destinatário se ele tem um programa de correio eletrônico que aceita esse tipo de texto. Programas como o Eudora, o Netscape Mail e o MS Mail entendem os acentos.

Uso de maiúsculas

A maior parte das regras de etiqueta na rede dizem respeito à composição de mensagens de correio eletrônico ou em grupos de discussão. A primeira e mais conhecida dessas regras é: nunca use CAIXA ALTA em todo o seu texto. Convencionou-se na Internet que a caixa alta serve para fazer de conta que você está GRITANDO. Somente utilize maiúsculas quando quiser dar ênfase a algumas palavras. Veja o exemplo. Errado: GOSTARIA DE CONFIRMAR REUNIÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA. DEVEMOS ESCOLHER CORES DOS PRODUTOS.

Certo: Gostaria de confirmar reunião na próxima segunda. Devemos escolher cores dos produtos.

Use citações em respostas

Quando estiver escrevendo uma resposta a uma mensagem que chegou por e-mail, cite uma parte do texto recebido para que o autor saiba do que você está falando. Isso é particularmente importante se o seu correspondente se comunica com diversas pessoas via e-mail ou se você demorou vários dias para escrever a resposta. Seu correspondente pode simplesmente ter esquecido do que se tratava a mensagem anterior. Utilize o sinal de maior do que (>) para indicar o trecho citado. Alguns softwares de e-mail, como o Eudora, incluem automaticamente o sinal na opção Reply. Veja o exemplo:

>Gostaria de confirmar reunião na próxima segunda. Devemos escolher
     >cores dos produtos.

Tudo bem. Que tal às onze horas?

Use linhas de no máximo 65 colunas

Escreva linhas com no máximo 65 caracteres (colunas). Assim você terá certeza de que todas as pessoas poderão ler sua mensagem sem problemas de quebra de linha, independente do software que utilizam. O uso de linhas curtas também ajuda quando um texto é citado várias vezes e acumulou muitos caracteres de maior do que (>) no começo de cada linha.

Como enfatizar palavras

Além da caixa alta, você pode utilizar caracteres como o asterisco (*) e o sublinhado (_) para dar ênfase a determinadas palavras. É como se você estivesse utilizando o negrito e o itálico, respectivamente. Veja o exemplo: Favor prestar muita atenção à quantidade dos produtos pedidos. Em nosso estoque temos apenas *doze* unidades.

Usenet e listas de distribuição

As regras de comportamento do correio eletrônico também podem ser utilizadas quando se está participando de grupos de discussão da Usenet e em listas de distribuição. Nesses dois sistemas, é preciso que todos os usuários respeitem as regras de convivência. Do contrário, a comunicação se torna inviável.

Leia a FAQ (Resposta às perguntas mais freqüentes)

Antes de começar a fazer perguntas em um grupo de discussão, leia o arquivo que contém as respostas para as perguntas mais feitas naquele grupo. Esse documento, chamado de Frequently Asked Questions (FAQ), está disponível nos arquivos de cada grupo.

Acompanhe a discussão

Antes de entrar em uma discussão, leia todas as mensagens enviadas até o momento sobre aquele assunto e faça uma adequação do tom de sua mensagem à linguagem utilizada pelos demais participantes. Também é importante conhecer as opiniões já manifestadas para não ficar repetindo idéias já utilizadas. Enviar opiniões do tipo "também acho" são dispensáveis.

Mantenha-se no tema

Uma das formas mais fáceis de comprar briga em grupos de discussão é enviar mensagens com assuntos fora do tema do grupo. Leia a FAQ do grupo para saber o que pode ser discutido e quais são os tipos de mensagens indesejáveis.

Escolha bem o destinatário

Quando você estiver respondendo mensagem de um companheiro de grupo, avalie se é necessário enviar uma cópia para o grupo ou apenas responder diretamente ao autor da mensagem original. Perguntas comuns ou fora do tema não devem receber respostas abertas para o grupo, mas particulares.

Dê resposta ao grupo

Quando fizer uma pergunta e receber respostas particulares de vários participantes, ofereça fazer uma compilação e enviar para as pessoas interessadas.

Evite mensagens inflamadas

Conhecidas em inglês como flames, as mensagens inflamadas são a praga dos grupos de discussão. Uma vez iniciada uma corrente de flames é difícil conter os ânimos. Quando receber uma mensagem desse tipo, ignore-a.

Respeito o autor correspondente

Não envie cópia de uma mensagem particular para um grupo de discussão sem permissão do autor.

Pense globalmente

Tenha em mente que podem existir no grupo participantes de nacionalidade, raça, credo, idade e sexo diferentes do seu. Tome cuidado nos seus comentários para não ofender seus companheiros.

Em viagem, saia da lista

Se você sair em viagem ou não puder acessar a rede por mais de uma semana, cancele sua assinatura na lista de distribuição.

Citações

Citar uma mensagem colocada em um grupo de discussão também é importante. Às vezes você quer fazer um comentário apenas sobre determinada parte de um texto de um companheiro de grupo. Outras vezes você vai querer pegar cada trecho de uma mensagem e escrever um comentário. Assim como nas mensagens pessoais, utilize o sinal de maior do que (>) para indicar o trecho citado. Além disso, coloque o nome, o endereço eletrônico e data da mensagem citada. Veja o exemplo:

Em 01/01/96, João da Silva ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) escreveu:>A última reunião do grupo foi >realizada no dia 23 de setembro.

Na verdade, João, essa foi a penúltima reunião. Nos encontramos mais uma vez em 12 de janeiro

Evite mensagens longas

Evite enviar mensagens longas para o grupo. Se for impossível diminuir o tamanho da mensagem, inclua o aviso: MENSAGEM LONGA.

Múltiplos grupos

Quando enviar mensagens para vários grupos, coloque no topo da mensagem a lista dos grupos que estão recebendo o texto e um pedido de desculpas por eventuais recebimentos duplos no caso de usuários que assinam mais de uma lista.

Verifique o destinatário

Quando responder mensagens de um membro do grupo, verifique se a mensagem não será enviada por engano para a lista. Cheque o campo From: da mensagem que está sendo respondida.

Guarde a FAQ do grupo

Guarde o arquivo de FAQ para não ter de ficar fazendo perguntas do tipo "como faço para sair dessa lista" para o grupo. Se você perder a FAQ, envie o comando help para o endereço do servidor de listas, o programa que administra o grupo de discussão

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